FAPEC - Faculdade FAPEC

Programa: PROINC

Finalidade 
O Programa de Iniciação Científica (PROINC) tem a finalidade de formar estudantes de graduação em Pesquisa Científica. É financiado com recursos próprios da FAPEC, podendo vir a ter outras fontes de financiamentos. A FAPEC é responsável pela seleção e o acompanhamento dos projetos de pesquisas e dos bolsistas, bem como da avaliação de seus desempenhos. Aos estudantes serão destinadas bolsas com duração de 12 meses (podendo ser prorrogada por mais 12 meses) e o valor mensal será descontado na mensalidade (50% do valor da mensalidade). 
O PROINC obedece ao Regimento Interno da FAPEC, é financiado com recursos próprios desta Instituição e concede bolsas através da avaliação do mérito acadêmico do estudante. A gestão do PROINC está a cargo da FAPEC, através da Coordenação do PROINC/PROEX/FAPEC. Periodicamente o PROINC/FAPEC será avaliado por um Comitê Externo composto por pesquisadores destacados que sejam docentes de outras Instituições de Ensino Superior. 
Objetivos 
O PROINC/FAPEC tem o objetivo de estimular e apoiar a política de formação de pessoal para atividades de pesquisa com a finalidade de consolidar grupos de pesquisas na FAPEC. Assim, os objetivos específicos são: 

  • Incentivar formação de recursos humanos para a pesquisa;
  • Qualificar alunos e prepará-los para futuros programas de Pós-Graduação.
  • Incentivar talentos potenciais para pesquisa entre os estudantes de graduação.
  • Despertar a vocação científica.
  • Estimular a participação de professores/pesquisadores nas atividades de formação para pesquisa.