FAPEC - Faculdade FAPEC

Bacharelado em Fisioterapia

Conheça mais sobre o curso



OBJETIVOS

Formar Fisioterapeutas cidadãos, comprometidos com a promoção da saúde e educação biossocial, dentro da abordagem da Fisioterapia Integral e Integrada, que tenha as suas decisões e atitudes intelectuais amparadas em princípios éticos, humanísticos e técnico-científicos.

Objetivos específicos:

Formar Fisioterapeutas, comprometidos com a realidade socioeconômica, política e cultural da comunidade onde atua, sendo possível identificar no exercício profissional as características que se seguem:
  • Capacidade de manter e restaurar a saúde de indivíduos, famílias e outros grupos comunitários em serviços nos setores privado e público, se adequando às necessidades da saúde da população.
  • Compreensão e intervenção de forma crítica, consciente e ética através de ações transformadoras no âmbito do processo saúde/doença.
  • Consciência da necessidade de educação continuada, com vistas a ajustar-se aos novos avanços tecnológicos, ao mercado de trabalho e a demanda e a demanda social.
  • Atuação de forma representativa junto aos órgãos de classe.
  • Comprometimento com a resolução do maior número de problemas nos diversos níveis de atenção e no maior número de pessoas, através de ação interdisciplinar.
  • Consciência com relação à necessidade de ampliar os benefícios de saúde a maioria da população
  • Aplicação de métodos científicos de levantamento das condições sociais.
 
  1. Formar Fisioterapeutas conhecedores das diversas opções de atuação profissional com capacidade técnica de assumir funções inerentes às profissões de saúde,a saber:
  • Orientação, coordenação e supervisão de pessoal auxiliar no desempenho de funções delegadas.
  • Coordenação, planejamento e avaliação de serviços de saúde em nível público e privado.
  • Exercício técnico junto com outros profissionais em programas de saúde individual ou coletivo
  • Utilização de sistemas visando à racionalização do trabalho com possibilidade de alta produtividade sem prejuízo da qualidade.
  • Educação de indivíduos e comunidades, visando à melhoria da qualidade de vida.
  • Aplicação de métodos preventivos em nível individual e coletivo.
 
Formar um profissional imbuído de espírito científico, convicto da necessidade de crescimento profissional a partir de suas observações e estudos, estimulados pela investigação, docência ou exigência do exercício técnico;
Estruturar uma sistemática de ensino amparado nos princípios da interdisciplinaridade integrada, como forma de assegurar a formação do profissional generalista apto para atuar dentro de equipes multiprofissionais, estabelecendo certo nível de flexibilidade às atividades de aprendizagem, não limitando o currículo a elenco de disciplinas, de forma a não permitir que os valores ético-morais sejam substituídos por outros:
  • Dotando a formação cientifica básica de correlação direta com os aspectos profissionais do exercício da Fisioterapia, organizada dentro de uma sequência lógica, que permita ao aluno vislumbrar o futuro com análise crítica.
  • Estimulando a formação ética e humanista através da distribuição destes conteúdos nos programas de diversas disciplinas e em seminários de início de semestre, além de oferecer disciplina com este conteúdo especifico.
  • Enfatizando entre docentes e alunos, a necessidade de adequar as técnicas a realidade em que atuará o profissional com espírito crítico e aberto aos avanços tecnológicos. A tecnologia terá seu lugar, mas não se se constituirá no fundamento do ensino.
 
Orientar as atividades de ensino com base nas condições sociais e econômicas da saúde no Município de Jequié e região, no Estado da Bahia e no Brasil, estando amparado em projeto político-pedagógico que define uma estrutura organizacional necessária para transformar o conteúdo deste projeto em ações efetivas, envolvendo docentes alunos na filosofia e objetivos do curso:
  • Adotando uma proposta pedagógica que estabeleça formas de resistência aos métodos tradicionais de ensino Fisioterapêutico
  • Instituindo e acompanhando uma comissão permanente de avaliação curricular, com a finalidade de proceder aos ajustes necessários para que a filosofia do curso não se desvirtue.
  • Adotando uma rotina de autoavaliação do curso, envolvendo alunos, docentes e administração, que imprima no curso um diferencial de qualidade.
  • Envolvendo alunos na capacitação para a cidadania, desenvolvendo capacidades relevantes para a sua atuação na sociedade nas dimensões psicomotoras, cognitivas e morais.




INVESTIMENTO

PREÇO E MENSALIDADE

R$ 1.200,00 ou R$ 1080,00 com 10% de desconto pagando até o dia 05 de cada mês.
*Trabalhamos com PROUNI, FIES, EDUCA MAIS BRASIL, CREDFAPEC.


OBSERVAÇÕES

Turnos: Vespertino ou Noturno
Vagas: 50 por semestre
 Informações gerais
A duração mínima do Curso de Bacharelado em Fisioterapia da FAPEC – Faculdades Unidas de Pesquisa, Ciências e Saúde, será de 10 semestres (cinco anos) letivos e máxima de 14 quatorze semestres (sete anos) letivos, com 100 dias letivos por semestre, 20 semanas, perfazendo um total de 200 dias letivos anuais e 40 semanas/ano e carga horária total de 4.140 horas.