FAPEC - Faculdade FAPEC

Bacharelado em Enfermagem

Conheça mais sobre o curso

HISTÓRICO

A Enfermagem teve seu início, como profissão moderna, no ano de 1923, com a criação da Escola de Enfermagem Anna Nery. A responsabilidade de planejar, organizar e avaliar o curso de graduação foi de competência de algumas enfermeiras norte-americanas, que vieram ao Brasil nesse período trazendo como fundamentação o modelo de Florence Nightingale. 

A Enfermagem é a arte de cuidar e também uma ciência cuja essência é o cuidado ao ser humano, tanto no seu aspecto individual, como no seu contexto familiar, em sua comunidade e ambiente social. O enfermeiro desenvolve um modo de atuar de forma que perceba o outro na sua totalidade, atento a autonomia dos sujeitos, cooperando, assim para a promoção, proteção, prevenção e recuperação da saúde. 

O enfermeiro é um profissional preparado para atuar em todas as áreas da saúde: assistencial, administrativa e também gerencial. Seu campo de atuação consta de espaços como: clínicas, hospitais, ambulatórios, unidade de saúde, empresas privadas e/ou de transportes aéreos, navios e até em domicílios (Home care); podem coordenar e auditar serviços de saúde; atuam na rede básica de assistência à saúde prestando cuidados junto à comunidades; dentre outros. 



OBJETIVOS

Objetivo Geral 

Formar um enfermeiro capaz de influenciar na construção de novos paradigmas de saúde, através de um corpo de conhecimentos próprios, sedimentados num pensar integral do cuidado humano, para atuar nas áreas de promoção da saúde, prevenção de doenças, no tratamento e reabilitação no processo saúde-doença do ser humano/família/ comunidade, compromissado com continuo crescimento pessoal e social, na busca de uma melhor qualidade de vida para a população. 

Objetivos Específicos 

  • Desenvolver habilidades cognitivas e psicomotoras, a fim de gerenciar os serviços e ações de enfermagem;
  • Aplicar o método científico no processo de gerenciar o cuidar em enfermagem do ser humano/família/comunidade;
  • Promover a saúde, prevenir a doença, tratar e reabilitar o ser humano/família/comunidade, desde a concepção até a morte, desenvolvendo a concepção do processo saúde-doença;
  • Desenvolver a consciência analítica-reflexiva-crítica, fundamentada na relação dialética entre a teoria e a pratica do profissional;
  • Estimular a busca de novos paradigmas, desenvolvendo a investigação cientifica no campo de atuação da enfermagem;
  • Desenvolver conhecimentos, habilidades e atitudes técnico-pedagógicas essenciais para o exercício de atividades de educação em saúde;
  • Aprimorar o cultivo pessoal e desenvolver o perfil profissional, considerando como princípio básico o respeito pelo ser humano, na sua dimensão holística;
  • Despertar e envolver a sensibilidade, a ética, a moral, a competência e o compromisso para as questões humanas nos vários segmentos da sociedade no processo de cuidar em enfermagem;
  • Propiciar a formação pedagógica com vistas à possibilidade de docência em áreas de ensino e saúde.


COMPETÊNCIAS E HABILIDADES

Turnos: Vespertino ou Noturno

Vagas: 50 por semestre

Informações gerais

A duração mínima do Curso de Bacharelado em Enfermagem da FAPEC será de 10 semestres (cinco anos) letivos e máxima de 14 quatorze semestres (sete anos) letivos, com 100 dias letivos por semestre, 20 semanas, perfazendo um total de 200 dias letivos anuais e 40 semanas/ano e carga horária total de 4.000 horas.



INVESTIMENTO

PREÇO E MENSALIDADE

R$ 915,00 ou R$ 823,50 com 10% de desconto pagando até o dia 05 de cada mês.

*Trabalhamos com PROUNI, FIES, EDUCA MAIS BRASIL, CREDFAPEC.



OBSERVAÇÕES

DADOS DE CRIAÇÃO E AUTORIZAÇÃO 

Portaria do MEC n° 85, de 27 de janeiro de 2010, publicada no diário Oficial da União em 28 de janeiro de 2010. 

INFRAESTRUTURA 

  • Biblioteca: A FAPEC oferece uma biblioteca com aproximadamente 2.000 exemplares, que estarão disponíveis para os acadêmicos desta Instituição.
  • Laboratório aulas práticas



A FAPEC disponibiliza Laboratório de Anatomia e Fisiologia Humana, Laboratório de Microscopia e Laboratório de Biologia e Química. 

  • Laboratório de Informática: Este laboratório disponibiliza computadores para os acadêmicos do curso em todo horário de expediente da Faculdade, sendo todos eles em rede e com acesso a internet.
  • Reprografia: Este setor permite copiar materiais didáticos fornecidos pelos professores, bem como materiais de periódicos científicos e partes de livros disponíveis na biblioteca; Secretaria Acadêmica; Setor que permite o acompanhamento das atividades acadêmicas (históricos escolares, certificados, requerimentos, diplomas, etc.); Salas de aula climatizadas com ar condicionado, contendo lousa para pincel, projetor multimídia e aparelho de som.


Vagas anuais: 100 (50 por semestre) 

Habilitação: Bacharel em Enfermagem
Data de início de funcionamento: 19/04/2010
Prazo para integralização: 10 semestres
Carga horária mínima: 4.000 horas
Regime letivo: SEMESTRAL