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Licenciatura em Educação Fisica

Conheça mais sobre o curso

HISTÓRICO

A origem da educação física remota a tempos do homem primitivo que precisava desenvolver capacidades corporais com a finalidade de ganhar seus desafios, porque era uma questão de vida ou morte. Só que tudo isso acontecia de maneira inconsciente, mas é neste período que podemos verificar os primeiros registros da força física humana sendo exercida.
Historiadores desvendaram que no Oriente os humanos logo começaram a se tornar mais civilizados devido aos exercícios que tinham um sentido moral preparatório para a vida. Na Índia, a atividade física estava completamente unida com o ensino e a religião daquela sociedade. Algumas práticas na China conferiam a guerra de forma a aprimorar as qualidades físicas e motoras dos guerreiros.
A educação física no Brasil teve origem graças a uma grande miscigenação cultural, desde os índios que aqui já habitavam até os imigrantes que acrescentaram inúmeras fontes para que a atividade física fosse aprimorada de acordo com as necessidades de seu tempo. Mas a educação física como disciplina possui a sua origem por volta da metade do século XIX, sendo este o período do Brasil Império, onde existiam leis que incluíam a ginástica na grade de ensino dos estudantes. Porém, apenas na década de 1990 que a atividade física obtém um status mais amplo na sociedade, até se tornar o que conhecemos atualmente.


OBJETIVOS

O Curso de Licenciatura em Educação Física da FAPEC tem como objetivo contribuir na formação profissional, na práxis pedagógica e na produção do conhecimento científico da área, ampliando e articulando, de forma crítica e criativa, os conhecimentos historicamente produzidos e acumulados no universo da Cultura Corporal, com as exigências do mundo do trabalho no âmbito da Educação, da Saúde, do Esporte e do Lazer.
O Licenciado em Educação Física é o professor que planeja, organiza e desenvolve atividades e materiais relativos à Educação Física. Sua atribuição central é a docência na educação básica, que requer sólidos conhecimentos sobre os fundamentos da educação física, sobre seu desenvolvimento histórico e suas relações com diversas áreas; assim como estratégias para a transposição do conhecimento da educação física em seu saber escolar. Além de trabalhar diretamente na sala de aula, o licenciado elabora e analisa materiais didáticos como livros, textos, vídeos, programas computacionais, ambientes virtuais de aprendizagem, entre outros. Realiza ainda pesquisas em educação física, coordena e supervisiona equipes de trabalho. Em sua atuação prima pelo desenvolvimento do educando, incluindo sua formatação ética, a construção de sua autonomia intelectual e de seu pensamento crítico.


COMPETÊNCIAS E HABILIDADES

  • Analisar criticamente as orientações da Proposta Curricular de Educação Física e sua adequação para a Educação Básica;
  • Identificar em diferentes relatos de experiências didáticas, os elementos relevantes às estratégias de ensino adequadas;
  • Identificar dificuldades e facilidades apresentadas pelos alunos por ocasião do desenvolvimento de atividades de ensino;
  • Reconhecer nas diferentes teorias e métodos de ensino os que melhor permitem a transposição didática de conhecimentos sobre os jogos, esportes, danças, lutas e ginásticas para a Educação Básica;
  • Reconhecer aspectos biológicos, neuro comportamentais e sociais aplicáveis em situações didáticas, que permitam trabalhar a Educação Física na perspectiva do currículo;
  • Conhecer os fundamentos teórico-metodológicos da Proposta Curricular de Educação Física, a fim de subsidiar a reflexão constante sobre a própria prática pedagógica;
  • Identificar estratégias de ensino que favoreçam a criatividade e a autonomia do aluno;
  • Analisar criticamente os conhecimentos da cultura de movimento disponíveis aos alunos, discriminando os procedimentos que utilizaram para acessá-los;
  • Identificar instrumentos que possibilitem a coleta de informações sobre o patrimônio cultural da comunidade, visando um diagnóstico da realidade com vistas ao planejamento de ensino;
  • Interpretar contextos históricos e sociais de produção das práticas corporais;
  • Reconhecer e valorizar a expressão corporal dos alunos, bem como do seu desenvolvimento em contextos sociais diferenciados, estabelecendo relações com as demais práticas corporais presentes na sociedade;
  • Analisar criticamente a presença contemporânea maciça das práticas corporais, fazendo interagir conceitos e valores ideológicos;
  • Identificar as diferentes classificações dos jogos, esportes, danças, lutas e ginásticas e os elementos que as caracterizam;
  • Reconhecer os fundamentos das diversas funções atribuídas às práticas corporais (lazer, educação, melhoria da aptidão física e trabalho);
  • Relacionar as modificações técnicas e táticas das modalidades esportivas às transformações sociais;
  • Analisar os recursos gestuais utilizados pelos alunos durante as atividades e compará-los com os gestos específicos da cada tema;
  • Identificar as formas de desenvolvimento, manutenção e avaliação das capacidades físicas condicionantes;
  • Identificar as variáveis envolvidas na realização de atividades físicas voltadas para a melhoria do desempenho;
  • Identificar a organização das diferentes manifestações rítmico-expressivas presentes na sociedade;
  • Acompanhar as transformações acadêmico-científicas da educação física e de áreas afins mediante a análise da literatura voltada ao ensino da educação física;
  • Utilizar recursos de tecnologia da informação e da comunicação de forma a ampliar e diversificar as formas de interagir com as fontes de produção e de fusão de conhecimentos específicos à Educação Física e de áreas afins, com o propósito de continua atualização e produção acadêmica profissional;
Diagnosticar os interesses, as expectativas físicas, recreativas e esportivas, e oportunizar a prática de atividade física.


INVESTIMENTO

PREÇO E MENSALIDADE

R$ 598,00 ou R$ 538,20 com 10% de desconto pagando até o dia 05 de cada mês.
*Trabalhamos com PROUNI, FIES, EDUCA MAIS BRASIL, CREDFAPEC.


OBSERVAÇÕES

Turnos: Diurno e Noturno
Vagas: 50 por semestre
Informações gerais
A duração mínima do Curso de Educação Física da Faculdades Unidas de Pesquisa, Ciências e Saúde será de oito semestres (quatro anos) letivos e máxima de quatorze semestres (sete anos) letivos, com 100 dias letivos por semestre, 20 semanas, perfazendo um total de 200 dias letivos anuais e 40 semanas/ano e carga horária total de 3 268 horas.