FAPEC - Faculdade FAPEC

Bacharelado em Biomedicina

Conheça mais sobre o curso

HISTÓRICO

O curso de Biomedicina teve seu início no ano de 1966, quando diversas Escolas de Medicina propuseram a formação de profissionais para atuarem como docentes e pesquisadores nas diversas especialidades da área biomédica, bem como nos serviços de diagnóstico e terapêutica, tais como: análises clínicas, hematológicas e citológica. Biomedicina FAPEC
Biomedicina é o ramo das Ciências da Saúde que investiga as doenças humanas, suas causas e a forma de combatê-las. O curso de Biomedicina da FAPEC foi elaborado para atender às necessidades do mercado, assegurando a formação de profissionais com competências e habilidades para acompanhar a profunda revolução científica dos últimos decênios. Contando com professores especializados e laboratórios para aulas práticas, seus métodos de ensino permitem ao aluno vivenciar não só experiências na instituição, mas também extracurriculares, de maneira a capacitá-lo ao trabalho em equipe, projetos de pesquisa e atendimento á comunidade.


OBJETIVOS

Curso de Biomedicina - Análises Clínicas fundamenta-se na filosofia, missão e princípios gerais da FAPEC e tem com objetivo principal, “Formar profissionais éticos, com noções de cidadania, críticos, empreendedores, socialmente comprometidos, com facilidade de se relacionar e entender seu semelhante e o seu entorno sócio-técnico”. Portanto, as diretrizes didático-pedagógicas traçadas baseiam-se em atividades de ensino, pesquisa e extensão.
Objetivos específicos:
  • Capacitar o aluno para atuar no ramo das Análises Clínicas, nos diversos níveis de atenção à saúde, integrando-se aos programas de prevenção, promoção, proteção e reabilitação da saúde humana, seguindo os princípios éticos inerentes ao exercício profissional, considerando que todo ser humano tem direito a assistência à saúde e condições dignas de vida;
  • Fornecer os conhecimentos necessários para a realização de exames clínico-laboratoriais de qualquer natureza, empregados no diagnóstico de doenças humanas, participando de todas as etapas do procedimento, incluindo a coleta da amostra, execução do exame, interpretação de resultados e emissão dos respectivos laudos;
  • Despertar no aluno espírito de liderança e capacidade para tomar decisões, frente ao planejamento, organização e gerenciamento de serviços de saúde, especialmente no laboratório de análises clínicas, dentro do contexto multiprofissional e de acordo como os princípios e diretrizes das políticas públicas de saúde, na perspectiva de transformar o modelo assistencial;
  • Capacitar o aluno para elaborar, coordenar e executar estudos e projetos de pesquisa científica nas várias áreas das ciências biomédicas ou em áreas correlatas, incluindo aspectos relacionados com a preservação, saneamento e melhoria da qualidade do meio ambiente, visando proteção à saúde humana;
  • Conscientizar o aluno da necessidade de continuar a sua formação através da educação continuada para que possa acompanhar os avanços tecnológicos da indústria de equipamentos, insumos e outros produtos com aplicação na área da saúde.



COMPETÊNCIAS E HABILIDADES

DADOS DE CRIAÇÃO E AUTORIZAÇÃO 

Reconhecimento do curso: Portaria do MEC n° 85, publicada no diário Oficial da União em 28 de janeiro de 2010. 
Autorização do curso: Portaria do MEC n° 301, publicada no diário Oficial da União em 8 de julho de 2016.
O Biomédico, de acordo com o currículo efetivamente realizado, poderá assumir chefias, prestar assessorias, realizar análises, assumir responsabilidade técnica e firmar laudos e pareceres em: Análises Clínicas, Análises Hematológicas, Citologia Oncótica, Analises Moleculares (DNA e outras), Análises de Bioderivados (soros, vacinas, produtos de engenharia genética, hemoderivados), Análises Bromatológica, Analises Ambientais, bem como elaborar, executar e coordenar projetos de pesquisa básica ou aplicada na área de sua especialidade.
Poderá ainda executar atividades vinculadas aos Procedimentos e Processamentos Hematológicos, bem como aos Processamentos e Produção de Bioderivados. Poderá também exercer a docência no ensino superior. O bacharel em Biomédica poderá trabalhar em universidades, instituições de saúde, hospitais, laboratórios e indústrias biológicas e químicas.

Áreas de atuação:

Acupuntura - Estimular pontos específicos no corpo humano, com o uso de agulhas, para prevenção e tratamento de doenças.
Análise ambiental - Fazer análises físico-químicas e microbiológicas para saneamento do meio ambiente, inclusive de água e esgoto.
Análises bromatológicas - Estudar as propriedades dos alimentos, sua composição química e calórica, desde a produção, passando pela coleta e pelo transporte, de modo a garantir que não haja adulteração.
Análises clínicas - Realizar exames clínicos em laboratórios e hospitais, assinando os respectivos laudos, para identificar agentes causadores de doenças.
Biomedicina estética - Desenvolver e aplicar tratamentos para disfunções dermatológicas, relacionadas à derme, e fisiológicas, relacionadas ao tecido adiposo e metabolismo.
Biofísica - Investigar os processos fisiológicos dos seres vivos, utilizando conceitos da física.
Biologia molecular - Pesquisar a estrutura e o funcionamento das moléculas de DNA e RNA, das proteínas e dos genes responsáveis pela transmissão dos caracteres hereditários. Atuar nos processos de fertilização para reprodução animal e humana.
Bioquímica - Analisar o metabolismo dos animais e vegetais, verificando a composição química deles.
Biotecnologia - Manipular substâncias e microrganismos para a industrialização de alimentos ou pesquisa de medicamentos e cosméticos, entre outros produtos.
Citologia - Estudar a estrutura, a composição e as funções das células.
Diagnóstico por imagem - Realizar exames que possibilitem diagnóstico por imagens, como ressonância magnética e tomografia computadorizada.
Docência e pesquisa - Orientar projetos de pesquisa e ministrar aulas teóricas e práticas.
Embriologia - Estudar a formação dos tecidos e órgãos animais, inclusive humanos.
Farmacologia - Estudar as propriedades físicas e químicas, os efeitos bioquímicos e fisiológicos e os usos terapêuticos de medicamentos e outros fármacos.
Genética - Pesquisar as leis e os processos de transmissão de caracteres hereditários e o papel dos genes na definição das características de um ser.
Histologia - Examinar tecidos e órgãos de animais e plantas.
Hematologia - Estudar as propriedades do sangue, da medula e dos gânglios linfáticos.
Imunologia - Investigar o sistema de defesa do organismo humano para a produção de vacinas e medicamentos.
Microbiologia - Estudar microrganismos, como bactérias, vírus e fungos.
Parasitologia - Analisar os organismos animais e vegetais que sobrevivem à custa de outros.
Patologia - Estudar, diagnosticar e tratar doenças.
Psicobiologia - Estudar as relações entre o sistema nervoso e o comportamento humano.
Sanitarista - Atuar em órgãos de vigilância sanitária.
Saúde pública - Desenvolver e implementar políticas públicas, como programas de combate a doenças e de promoção da saúde de públicos específicos, como indígenas e presidiários.
Toxicologia - Analisar efeitos adversos de substâncias que possam ser tóxicas, como cosméticos e medicamentos.
São ao todo 37 áreas de atuação


INVESTIMENTO

PREÇO E MENSALIDADE

R$ 915,00 ou R$ 823,50 com 10% de desconto pagando até o dia 05 de cada mês.
*Trabalhamos com PROUNI, FIES, EDUCA MAIS BRASIL, CREDFAPEC


OBSERVAÇÕES

INFORMAÇÕES GERAIS

Turnos: Vespertino ou Noturno

Vagas:  100 (50 por semestre)
A duração mínima do Curso de Bacharelado em Biomedicina – Análises Clínicas da FAPEC será de 09 semestres (quatro anos e meio) letivos e máxima de 16 dezesseis semestres (oito anos) letivos, com 100 dias letivos por semestre, 20 semanas, perfazendo um total de 200 dias letivos anuais e 40 semanas/ano e carga horária total de 3.560 horas.
DADOS DE CRIAÇÃO E AUTORIZAÇÃO 
Reconhecimento do curso: Portaria do MEC n° 85, publicada no diário Oficial da União em 28 de janeiro de 2010. 
Autorização do curso: Portaria do MEC n° 301, publicada no diário Oficial da União em 8 de julho de 2016.

INFRAESTRUTURA 

  • Biblioteca: A FAPEC oferece uma biblioteca com aproximadamente 2.300 exemplares, que estarão disponíveis para os acadêmicos desta Instituição.
  • Laboratório para aulas práticas.
A FAPEC disponibiliza Laboratório de Anatomia e Fisiologia Humana, Laboratório de Informatica, Laboratório de Microscopia e Laboratório de Biologia e Química.
  • Laboratório de Informática: Este laboratório disponibiliza computadores para os acadêmicos do curso em todo horário de expediente da Faculdade, sendo todos eles em rede e com acesso a internet.
  • Reprografia: Este setor permite copiar materiais didáticos fornecidos pelos professores, bem como materiais de periódicos científicos e partes de livros disponíveis na biblioteca.
  • Secretaria Acadêmica: Setor que permite o acompanhamento das atividades acadêmicas (históricos escolares, certificados, requerimentos, diplomas, etc.).
  • Salas de aula: Salas climatizadas com ar condicionado, contendo lousa para pincel, projetor multimídia e aparelho de som.